RESUMOS

Está aberta a submissão de resumos científicos para o III ConMar.

Por favor, leiam, com atenção, todas as instruções abaixo e boa sorte.

Data-limite para envio: 14/06/2017. Não haverá nova prorrogação.

Data-limite para divulgação dos trabalhos aprovados: 21/07/2017.

Os trabalhos serão aceitos apenas para apresentação na modalidade painel.

Cada inscrição dá direito à submissão de somente um trabalho como autor principal, porém é permitida a participação em até mais 2 trabalhos como co-autor. 
Cada trabalho poderá ter, no máximo, 6 autores, estando pelo menos um já inscrito no III ConMar ao submeter o trabalho.

Só serão aceitos trabalhos inéditos, escritos de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa, em forma de resumo simples (uma página, ver instruções no fim desta página), que contenham resultados - totais ou parciais - de pesquisas científicas, atividades de extensão e de ensino, dentro das linhas temáticas dispostas abaixo.
Não será aceita revisão bibliográfica.

Linhas temáticas para resumos:
1 - Conservação da fauna marinha;
2 - Pesquisa em biodiversidade marinha;
3 - Educação ambiental marinha/costeira;
4 - Etnozoologia marinha;
5 - Impactos antrópicos nos ambientes marinhos;
6 - Bioinvasão marinha;
7 - Oceanografia;
8 - Ambientes costeiros.

INSTRUÇÕES PARA O RESUMO:

Redação / Conteúdo 

1 - O resumo poderá ter de 400 a 600 palavras, excluindo título, apoio, linha temática e palavras-chave.
2 - Os trabalhos deverão ser escritos em Português, respeitando-se a norma culta.
3 - O resumo não deverá ultrapassar o limite de uma página (no total, incluindo título etc.).
4 - Trabalhos que não contenham resultados, ao menos parciais, não serão aceitos.
5 - Não deverão ser incluídos no resumo gráficos, tabelas, fotos nem referências bibliográficas.
6 - Trabalhos que envolverem pesquisas deverão incluir no texto o número da licença correspondente.

Regulamento

1 - Para a submissão do resumo, pelo menos um autor precisará estar regularmente inscrito no III ConMar, com pagamento quitado e confirmado por nossa equipe.
2 - Apenas um dos autores deverá enviar o resumo. Sugerimos que a submissão do resumo seja feita pelo autor que apresentará o trabalho.
3 - O autor que enviar o trabalho será o responsável legal pelo seu conteúdo.
4 - A Organização do III ConMar é isenta de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do resumo.
5 - O resumo poderá ser divulgado em veículos impressos, digitais e/ou virtuais do III ConMar.
6 - Todos os co-autores (máximo 5, além do autor principal) devem ter conhecimento das normas de submissão de trabalhos para o III ConMar.
7 - O resumo deverá ser inédito, ou seja, não ter sido apresentado em nenhum congresso, mesmo que de outra área, anteriormente.

Estrutura do resumo

Cada resumo deverá obedecer à seguinte estrutura:
a) Título;
b) Conteúdo: apresentação ou introdução + objetivo + metodologia + resultados + conclusão. Não é necessário nomear as sessões. Apenas escrever o conteúdo de cada uma delas. Tudo isso em um parágrafo único.
d) Palavras-chave: 3 a 5 palavras ou expressões, que não estejam no título do trabalho.
e) Apoio ou patrocínio: se houver
f) Linha temática

Formatação

O resumo deverá utilizar:
a) espaçamento simples entre as linhas;
b) alinhamento "justificado";
c) fonte: Arial;
d) margens: 2,0 (superior, inferior, esquerda e direita);
e) título: em caixa-alta (letras maiúsculas), negrito, Arial, 12. Máximo 200 caracteres com espaços;
f) conteúdo: Arial 10. Não usar citações;
g) Palavras-chave: Arial 10, itálico;
h) Apoio ou patrocínio: Arial 10;
i) Nome da linha temática em que se enquadra o resumo: Arial 10;
j) Deixar uma linha de espaço do título para o conteúdo; do conteúdo para as palavras-chave; das palavras-chave para o apoio ou patrocínio (caso haja); das palavras-chave para a Linha Temática;
l) Extensão do arquivo: .doc ou .docx do Word

Informações que devem estar apenas no corpo do e-mail (pois a avaliação é às cegas)

- Nome completo do autor principal e de todos os co-autores, com todos os respectivos e-mails.
- Nome de quem irá apresentar o painel.
- Nomes das instituições, com a respectiva numeração dos autores a elas vinculados.

Como enviar o resumo

Os interessados em enviar resumos devem fazê-lo com antecedência, para não perder o prazo 12/06/2017.
Os resumos (apenas um por autor principal) deverão ser enviados, em anexo, para o e-mail
3conmar@gmail.com através de doc do Word, obedecendo a todos os critérios solicitados acima.

Instruções para os trabalhos aprovados

- Local de apresentação dos paineis: pátio da Sede do Parque Estadual da Ilha Grande
- Todos os trabalhos aprovados deverão ser apresentados em forma de poster.
- Os responsáveis pela apresentação deverão entregar o poster, impreterivelmente, até às 9h do dia 14/08/2017, na Secretaria do III ConMar.

Sobre o banner/poster

- No Abraão, não há locais para impressão do banner.
- Medida do poster: aproximadamente 90 (largura) x 100 cm (altura). Mínimo: 70 x 100; máximo: 100 x 120 cm
- Recomendamos que os banners sejam feitos com tamanhos de letras que facilitem a leitura, que incluam fotos pertinentes ao trabalho e, se necessário, gráficos e/ou tabelas.
- Não é necessário que todo o texto do resumo esteja transcrito no banner, mas não poderão haver novas informações e nem ser extraídos trechos que impeçam a compreensão do trabalho.
- A citação das referências bibliográficas utilizadas é facultativa.
- Recomendamos colocar a logomarca do III ConMar no lado esquerdo do banner.
- Os responsáveis pela apresentação do painel deverão permanecer ao lado dele das 10h30 ao meio-dia do dia 14/08/2017.

AVALIAÇÃO DOS RESUMOS:

Comissão Científica Avaliadora: é composta por professores e pesquisadores, idôneos, mestres e/ou doutores, que não pertencem à Comissão Organizadora do III ConMar e que, portanto, não têm acesso aos nomes dos autores de cada trabalho.

Os trabalhos submetidos fora das normas do evento serão recusados.

Após o encerramento da submissão de resumos (31 de maio de 2017), as produções recebidas serão triadas e enviadas à avaliação de Comissão Científica Avaliadora.

A Comissão Científica irá considerar os seguintes itens no momento da avaliação:
a) qualidade da redação e organização do texto;
b) originalidade do trabalho e relevância do tema;
c) descrição da metodologia, resultados e conclusões;
d) clareza, pertinência e consecução dos objetivos;
e) menção das licenças de pesquisa, caso se apliquem;
f) atendimento a todas as normas exigidas pelas instruções do III ConMar.

O resultado da avaliação será enviado por meio eletrônico, até 14/07/2017, ao autor responsável pela submissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário