quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Apresentação

É com muito entusiasmo - e não sem algumas doses de loucura e otimismo - que o Projeto Cavalos do Mar e a Naturaulas Cursos Ambientais realizam o 3º Congresso de Conservação Marinha - III ConMar.

Embora, houvéssemos anunciado que o III ConMar só iria ocorrer em 2018, algumas mudanças de planos nos fizeram ter coragem de realizar a terceira edição ainda em 2017, de 14 a 17 de agosto.

Diferente das duas edições anteriores, porém, o III ConMar não será realizado em Paraty, RJ, mas sim na Ilha Grande (Enseada do Abraão), no município vizinho, Angra dos Reis. Esse local foi escolhido em função de novas parcerias e, principalmente, para possibilitar que os inscritos conheçam e/ou revisitem o (ameaçado) paraíso da Ilha Grande.

O e-mail do III ConMar é 3conmar@gmail.com.

O III ConMar, a exemplo do proposto pelo I e pelo II, visa à integração de conhecimentos entre diversos projetos de conservação marinha e seus pesquisadores, no intuito de colaborar com novas ideias que ajudem a mitigar os imensos problemas sofridos pelos oceanos.

Pretende ser um espaço para que estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais, sociedade civil, empresas, ONGs, comunidades tradicionais e demais pessoas interessadas na proteção do mar possam ter acesso às diversas iniciativas que vêm sendo realizadas nesse segmento, trocando experiências.

Em tempos de tanta descrença política e de tamanhas dificuldades econômicas, é inegável que a realização de mais um congresso sem patrocínio representa um incrível desafio. Todavia, para dois projetos que dedicam seus esforços à conservação - os realizadores, Cavalos do Mar e Naturaulas - essa missão renova as esperanças de trazer à tona (com duplo sentido) questões afundadas em meio a tantas notícias que preterem o meio ambiente na grande mídia.

Em meio a manchetes com os temas "Lava-Jato", "Fora Temer", "Trump", dentre outras correlatas, os oceanos continuam gritando por socorro. Precisamos da ajuda de vocês para propagar esse grito!

Espécies marinhas continuam sendo barbaramente exploradas e muitas já beiram à extinção. Sendo o Brasil um país com cerca de 8000 km de costa, como poderíamos fechar os olhos para esse cenário?

Assim, ao invés de lamentarmos o triste prognóstico que paira sobre nossos amados oceanos, convidamos vocês para a terceira edição do ConMar.

Sejam bem-vindos e vamos juntos pela conservação dos mares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário