PALESTRANTES

Confira alguns palestrantes já confirmados para o III ConMar.
Um timaço unido pela conservação dos oceanos!


Alberto Lindner
É biólogo e mestre em zoologia pela USP e doutor em zoologia pela Duke University. Desde 2009 é professor da Universidade Federal de Santa Catarina, onde leciona nos cursos de pós-graduação em Ecologia e de graduação em Ciências Biológicas, Engenharia de Aquicultura e Oceanografia. Participa de diversos projetos de pesquisa com corais e outros organismos marinhos e é organizador do livro "Vida Marinha de Santa Catarina".
Carla Polaz
Bióloga, doutora em Ciências e analista ambiental do ICMBio, desde 2007, onde coordena Planos de Ação Nacionais para recuperação de espécies de peixes ameaçadas de extinção, participa da elaboração das listas nacionais da fauna brasileira ameaçada e atua em projetos de monitoramento da biodiversidade principalmente nas Unidades de Conservação amazônicas.
Alfredo Carvalho-Filho (Alfie)
Formado Em Biologia (USP) e em Marketing (ESPM), é sistemata e taxonomista, especializado em peixes marinhos. Tem mais de 2000 horas de mergulho e é autor do livro "Peixes, Costa Brasileira". Atualmente, vem descrevendo novas espécies das famílias Moridae, Gobiidae, Ophichtidae e Ogcocephalidae, dentre outros estudos.


Estéfane Cardinot Reis
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da UERJ (2014); Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia / Biociências Nucleares da UERJ (2008) e bacharel em Ciências Biológicas pela UERJ (2005). Desde 2009, está associada à Rede ASO Torugas de especialistas em tartarugas marinhas do Atlântico Sul Ocidental.
Guilherme Kodja
Diretor Presidente da IPM - Iniciativa Pro Mar; mergulhador de Pesquisa (desde 2004); Co-Fundador, Ex-Coordenador Geral e Ex-Coordenador de Educação Ambiental do Projeto Mantas do Brasil; Ex-Membro Titular da Cadeira de Meio Ambiente do Conselho Gestor da APA Marinha Litoral Centro de São Paulo e do Conselho Consultivo do Parque Estadual Marinho da Laje de Santos; membro especialista do PAN Elasmobrânquios Marinhos do MMA/ICMBio; membro da Equipe de Avaliação Mundial na IUCN (2011) para a espécie Manta birostris.

June Ferraz Dias
Bióloga pelo Instituto de Biociências - USP, mestre e doutora em Ciências (Oceanografia Biológica) pelo Instituto Oceanográfico - USP, com estágio no GEOMAR - Helmholtz-Zentrum für Ozeanforschung Kiel, Alemanha. É professora doutora no Departamento de Oceanografia Biológica do Instituto Oceanográfico - USP. Atua nos seguintes temas gerais: ecologia da reprodução de peixes marinhos, estrutura e dinâmica da ictiofauna, recrutamento larval de pequenos pelágicos , ecologia do ictioplâncton e uso de peixes como indicadores de integridade biótica de ecossistemas costeiros. É orientadora do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia do IOUSP.

Erminda da Conceição Guerreiro Couto 
Bacharel em Biologia/Ecologia (UFRJ); especialista em Ecologia química (UFF) e em Ecologia de Ecossistemas Estuarinos (UFPR), mestre em Geociências/Biogeoquímica (UFF) e doutora em Zoologia (UFPR). Professora titular da Universidade Estadual de Santa Cruz. Responsável, no Brasil, pelo Programa Internacional Census of Marine Life (2002 – 2012). Coordenadora da lista de Invertebrados Aquáticos da Lista de espécies ameaçadas de extinção da Bahia. Atua em ecologia de ecossistemas costeiros (ênfase no compartimento bêntico). Orientadora de mestrado e doutorado. Atual coordenadora do Programa de Pós Graduação em Zoologia (UESC).


Liliane Lodi
Mestre em Ciências Ambientais e Florestais pela UFRRJ e Doutora em Biologia Marinha pela UFF. A área de atuação compreende a ecologia de mamíferos marinhos, em especial de cetáceos, a qual tem experiência em mais de 20 anos, com ênfase em distribuição, uso do habitat, comportamento e conservação. Membro do Conselho Consultivo do MoNa Cagarras e colaboradora da elaboração do Plano de Manejo dessa Unidade de Conservação junto à equipe do Projeto Ilhas do Rio (Instituto Mar Adentro). É coordenadora do Projeto Baleias & Golfinhos do Rio de Janeiro que tem o apoio da Fundação SOS Mata Atlântica, do Programa Marinho (WWF-Brasil) e do Instituto Mar Adentro.

Marcelo Mantelatto
Oceanógrafo (UNIMONTE) e mestre em Ecologia e Evolução (UERJ). Foi técnico ambiental do Projeto Coral-Sol e administrador do Centro de Visitantes do Projeto na Ilha Grande (RJ). É consultor técnico do Instituto Brasileiro de Biodiversidade (BrBio) e do Projeto Coral-Sol. Membro da Rede Coral-Sol (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica) e realiza pesquisa na área de bioinvasão e biodiversidade marinha.

Acácio Tomás
Graduado em Oceanografia pela UERJ; mestre e doutor em Ciências Biológicas (Área de Zoologia) pela Unesp (Rio Claro) e Pós-doutorado no Laboratório de Ecologia de Pesca e Nécton (ECOPESCA) da UFF. Pesquisador Científico VI do Instituto de Pesca do Estado de São Paulo. Docente e orientador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) do Instituto de Pesca. Atua na área de Recursos Pesqueiros Marinhos, e Impacto Ambiental. Membro do Laboratório de Estudos Estuarinos do Instituto de Pesca. Consultor ad hoc do CNPq, Fapesp, Facepe, FAPES e de outras instituições. Revisor de periódicos científicos nacionais e internacionais. Coordena o Projeto Capturas Não Reportadas.

Carlos Renato Rezende Ventura
Graduado em Ciências Biológicas (UFRJ); Mestre em Ciências Biológicas (Zoologia, UFRJ) e Doutor em Ciências Biológicas (Zoologia, USP). É Professor Associado da UFRJ (Museu Nacional). É responsável pelo Setor de Echinodermata do Museu Nacional/UFRJ e pela curadoria da coleção Zoológica de Echinodermata. Orienta alunos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. É professor da Pós-graduação em Zoologia (Museu Nacional/UFRJ) e da Pós-graduação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva (Instituto de Biologia/UFRJ). Participou da elaboração da “Lista Nacional de Espécies de Invertebrados Aquáticos Ameaçadas de Extinção” (MMA), do Programa REVIZEE e Inventário da Biodiversidade Marinha da Baía da Ilha Grande (MMA-PROBIO). Realiza colaboração científica com a Universidade de Barcelona e Centro de Estudos Avançados de Blanes (Espanha) e com a Universidade da Carolina do Norte (EUA). Atua como revisor de artigos para revistas científicas nacionais e internacionais.


Andrea Soffiatti Grael
Médica Veterinária formada pela Universidade Federal Fluminense em 1985. Tem Mestrado em Clínica e Reprodução na área de Animais Selvagens: Clínica de Aves. É médica veterinária voluntária na clínica de Animais Selvagens do HUVET-UFF desde 2011. Ambientalista e desportista. Participação em dois congressos de recuperação de Animais Marinhos (2012 e 2014).





Rusty Sá Barreto
Diretor do EcoMuseu Natural do Mangue, localizado na região da Sabiaguaba, Fortaleza, CE. É ambientalista, motociclista ambiental e educador ambiental.







Carolina Corrêa
Mestre em Biologia Animal (UFRRJ, 2014), tendo desenvolvido o projeto "Estrutura da assembleia de peixes recifais em costões rochosos da Ilha Grande, RJ: influência da complexidade topográfica, cobertura bêntica e atividade antrópica". Tem experiência em Ecologia Marinha, atuando principalmente com o tema das relações entre a estrutura do habitat e as comunidades de peixes recifais. Formada em Ciências Biológicas (UNESP, 2010).

Nenhum comentário:

Postar um comentário